Projeto PIG-INOS tem objetivo de automatizar o controle do ambiente em granjas de suínos.

É conhecida a grande importância do controle do clima dentro do ambiente de produção, pois os suínos são capazes de mudar o seu comportamento natural quando a temperatura do ambiente não está favorável ao mesmo. Exemplos de comportamento alterado nos suínos pelo ambiente desfavorável, são: automutilação, canibalismo e agressividade excessiva.

Dessa forma é essencial acompanhar a condição do ambiente, pois cada fase de criação dos suínos possui uma faixa de temperatura de conforto, onde não há nenhuma atividade metabólica para aquecer ou esfriar o animal.

Quando as cortinas são controladas de forma manual, compromete-se a precisão do controle de ambiente, haja vista que o produtor estará baseando sua tomada de decisão
(abrir ou fechar a cortina) em seu conhecimento empírico e na sua percepção sobre a temperatura e umidade. Com o controle automatizado, os sensores estarão monitorando
constantemente o ambiente, proporcionando a precisão necessária que colaborará com aumento da eficiência produtiva.

O processo de automação evita o deslocamento até a granja para fechar ou abrir a cortina, em qualquer situação, principalmente em dias chuvosos, em dias frios, em dias
muito quentes, ou ainda em dias com muito vento, além de evitar que isso seja feito de madrugada. Desta forma proporciona ao produtor uma maior comodidade e também mais disponibilidade de tempo para o mesmo realizar outras atividades pessoais ou pertinentes à granja.

O estudo se baseia em uma granja da cidade de Assis Chateaubriand–PR, objetivando o desenvolvimento de um protótipo com acionamento de motor para elevação da cortina lateral conforme o processamento dos dados obtidos por meio de sensores de temperatura, chuva e velocidade do vento, utilizando programação e automação por meio de microcontroladores, sensores e atuadores.

Na primeira fase do projeto foi desenvolvida uma maquete para simular a automação, que pode ser vista no vídeo abaixo. A segunda fase prevê a instalação real, que já está sendo realizada na granja objeto desse estudo, e, quando finalizada, terá seus resultados publicados na página do ifinos.


Um comentário sobre “Projeto PIG-INOS tem objetivo de automatizar o controle do ambiente em granjas de suínos.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s