PIG-INOS tem mais um Projeto Final de Curso apresentado

A estudante Bianca Cristiny Gomes da Silva apresentou em 03 de dezembro o resultado de seu Projeto Final do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Assis Chateaubriand, orientada pelo pesquisador do ifinos, professor Rafael Luis Bartz.

Trata-se de um protótipo para o monitoramento de biodigestores anaeróbicos que consiste em um software supervisor que apresenta dados ao produtor sobre o estado atual de um ou mais biodigestores em sua propriedade, a fim de auxiliar na tomada de decisões quanto a manutenção dos mesmos. Com o uso do sistema, o produtor poderá obter constantemente o máximo de desempenho na produção de gás.

O software está interligado a um sistema embarcado na plataforma Arduino, conectado a sensores instalados dentro do biodigestor. Inicialmente foram feitos testes com sensores de temperatura e de gás metano, que foram utilizados em mini biodigestor construído pela própria aluna para esta finalidade. Os demais sensores foram simulados por hardware, para testar as respostas do software à variação dos mesmos.

Atualmente o projeto encontra-se aguardando uma nova etapa de testes, com sensores resistentes a corrosão, para testes em campo utilizando biodigestores reais, dentro do projeto PIG-INOS do Grupo ifinos.

Apresentação final da Bianca para a banca de avaliadores

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s