Projeto Final de Curso do Ensino Médio Integrado gera protótipo do projeto ALEV-INOS

Finalizando o curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do IFPR, o estudante Matheus Aleixo da Costa apresentou seu projeto final.

Trata-se de um protótipo para o monitoramento da qualidade da água em viveiros para produção de peixes, com o objetivo de auxiliar o produtor no manejo da criação, visto que as atividades fisiológicas dos peixes dependem diretamente da qualidade da água, principalmente no que diz respeito à temperatura, pois os peixes aceleram seu metabolismo com o aumento da temperatura, consumindo mais ração. Através do monitoramento destes fatores, os produtores podem tomar decisões mais assertivas quanto ao manejo dos viveiros, proporcionando economia e ganho de tempo.

O protótipo desenvolvido compreende um sensor de temperatura e um sensor de turbidez ligados a um Arduino Uno, que efetua a leitura nos sensores em intervalos predeterminados. Os dados coletados são disponibilizados através de uma placa Ethernet, onde um aplicativo desenvolvido para o acompanhamento dos dados pelo produtor efetua a leitura e grava os dados em um banco de dados. O protótipo foi testado em um viveiro de um piscicultor de Assis Chateaubriand, e os resultados iniciais foram positivos.

O trabalho foi orientado pelo professor Rafael Luis Bartz. Mais estudos serão realizados a fim de melhorar o protótipo e incluir mais funcionalidades, no âmbito do Grupo ifinos.

Abaixo, imagem do açude utilizado no experimento, onde foram feitas observações quanto à oxigenação, arraçoamento, e turbidez. O viveiro se encontra vazio pois a água foi retirada para melhorar sua qualidade para próximas produções.


Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s