V Mostra IFTECH do Campus Assis Chateaubriand premia projetos do ifinos.

Foi realizada em 15/09, no Campus Assis Chateaubriand do IFPR, a Mostra IFTECH 2017. A Mostra IFTECH tem como objetivos promover a cultura da inovação no IFPR ao disponibilizar um espaço de apresentações e exposição de protótipos e/ou modelos desenvolvidos em projetos dos estudantes do IFPR sob coordenação dos professores orientadores e que apresentam algum dos seguintes tipos de inovação: de produto, de serviço, de processo, de marketing, de negócio e/ou organizacional.

A iniciativa oferece uma oportunidade de troca de experiências ligadas a conhecimentos científicos e tecnológicos inovadores e estimula a criatividade empreendedora e inovadora dos estudantes, técnicos e professores. Este ano foram apresentados quatro protótipos, todos oriundos de trabalho de pesquisadores do Grupo ifinos e seus orientados.

Na primeira parte os estudantes apresentaram um seminário sobre o projeto. Na segunda parte, apresentaram o funcionamento dos protótipos. Os trabalhos foram avaliados pela comissão organizadora da Feira e pelo professor convidado Jéfer Benedett Dörr, da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina.

Os trabalhos apresentados e seus apresentadores, em ordem de classificação, foram:

1º) Protótipo de Órtese de Baixo Custo para o Auxílio da Reabilitação do Movimento da Mão (Andrey Augusto de Oliveira Vilanova, Fellipe Augusto Filipim Lavaqui, Júlia Santana Kuhn, Leonardo da Silva Rossanezi e Lorena de Jesus Pereira);
2º) Construção de Módulo Didático de Baixo Custo para o Estudo de Estruturas Treliçadas (Leonardo Dechechi Filipin);
3º) Protótipo de um sistema diferenciado de reconhecimento de veículos destinados a vagas especiais (Izadora Costa da Silva);
4º) Protótipo de um Medidor Digital de Componentes da Energia Elétrica com o Uso de Plataforma Microcontrolada (Roberta Aparecida da Silva Alcântara).

Os trabalhos apresentaram um alto nível, sendo o resultado decidido no décimos das notas. Dois trabalhos melhor avaliados foram classificados para apresentação na Mostra IFTECH Estadual, a ser realizada durante o VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (SE2PIN) no Expotrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, em outubro. A mostra estadual classificará os melhores trabalhos do IFPR para apresentação na Febrace 2018 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada em março próximo na USP em São Paulo.


Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s