“Ano da colheita” para pesquisador do ifinos!

Foi o ano da colheita para o Prof. Renato Lada Guerreiro, pesquisador do Grupo de Pesquisas ifinos.

Foram quatro artigos internacionais em revista com alto fator de impacto, relacionados às pesquisas sobre mudanças climáticas e ambientais feitas em parceria com universidades nacionais e internacionais, e desenvolvidas no Campus Assis Chateaubriand pelo Prof. Renato, que relata:

“Os resultados obtidos por meio dessas pesquisas nos ajudam a entender, entre outras fatores, as variações do regime de chuva na América do Sul, sobretudo em ecossistemas de extrema importância para a biosfera como a Amazônia e o Pantanal. O know-how sobre esse tipo de abordagem científica, utilizando registros sedimentares em lagoas, pode nos ajudar a entender como essas variações das chuvas podem ter afetado a região de Assis Chateaubriand nos últimos milhares de anos, e ainda mais importante, qual é o impacto delas nos dias atuais”.

Com a aprovação do projeto “Lagoas e Paleolagoas do Oeste do Paraná: caracterização sedimentológica, microfósseis principais e distribuição geográfica” no edital PIAP 07/2017, esse será um dos temas que o Prof. Renato Guerreiro pretende investigar.

“Identificamos e mapeamos mais mais de 100 lagoas na região oeste do Paraná. A maior parte delas está concentrada na região de Assis Chateaubriand”. Em uma região onde a produção agropecuária é o principal motor da economia, monitorar os efeitos do clima no ambiente é crucial, e torna-se estratégico para o planejamento territorial regional”.

A Revista Fapesp recentemente publicou uma matéria sobre a pesquisa feita pelo Prof. Renato Guerreiro no Pantanal, que foi destaque em importantes periódicos científicos internacionais (Link da matéria: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/11/24/lagoas-moldadas-pelo-tempo/?cat=ciencia).

Seguem os links para consulta aos artigos publicados pelo pesquisador:

Artigo 1 – https://www.cambridge.org/core/journals/quaternary-research/article/holocene-stratigraphic-evolution-of-saline-lakes-in-nhecolandia-southern-pantanal-wetlands-brazil/EFA744B5CB9C3741E1A8667D67AA60F8

Artigo 2 – https://link.springer.com/article/10.1007/s10750-017-3429-3?wt_mc=Internal.Event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst

Artigo 3 – http://www.tandfonline.com/eprint/5Q54UGEeDqeVe9CHM87y/full

Artigo 4 – https://authors.elsevier.com/c/1W85mB8cccpa5

Parabéns ao Prof. Renato!


Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s