Foi o ano da colheita para o Prof. Renato Lada Guerreiro, pesquisador do Grupo de Pesquisas ifinos.
Foram quatro artigos internacionais em revista com alto fator de impacto, relacionados às pesquisas sobre mudanças climáticas e ambientais feitas em parceria com universidades nacionais e internacionais, e desenvolvidas no Campus Assis Chateaubriand pelo Prof. Renato, que relata:
“Os resultados obtidos por meio dessas pesquisas nos ajudam a entender, entre outras fatores, as variações do regime de chuva na América do Sul, sobretudo em ecossistemas de extrema importância para a biosfera como a Amazônia e o Pantanal. O know-how sobre esse tipo de abordagem científica, utilizando registros sedimentares em lagoas, pode nos ajudar a entender como essas variações das chuvas podem ter afetado a região de Assis Chateaubriand nos últimos milhares de anos, e ainda mais importante, qual é o impacto delas nos dias atuais”.
Com a aprovação do projeto “Lagoas e Paleolagoas do Oeste do Paraná: caracterização sedimentológica, microfósseis principais e distribuição geográfica” no edital PIAP 07/2017, esse será um dos temas que o Prof. Renato Guerreiro pretende investigar.
“Identificamos e mapeamos mais mais de 100 lagoas na região oeste do Paraná. A maior parte delas está concentrada na região de Assis Chateaubriand”. Em uma região onde a produção agropecuária é o principal motor da economia, monitorar os efeitos do clima no ambiente é crucial, e torna-se estratégico para o planejamento territorial regional”.
A Revista Fapesp recentemente publicou uma matéria sobre a pesquisa feita pelo Prof. Renato Guerreiro no Pantanal, que foi destaque em importantes periódicos científicos internacionais (Link da matéria: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/11/24/lagoas-moldadas-pelo-tempo/?cat=ciencia).
Seguem os links para consulta aos artigos publicados pelo pesquisador:
Artigo 3 – http://www.tandfonline.com/eprint/5Q54UGEeDqeVe9CHM87y/full
Artigo 4 – https://authors.elsevier.com/c/1W85mB8cccpa5
Parabéns ao Prof. Renato!