IFPR na 1ª TechNovação e 10ª Innova Cities em Cascavel.

Entre os dias 17 e 20 de maio ocorre no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel a 1ª TechNovação. Estruturado em ecossistemas de inovação com mostras nas áreas de tecnologia, automação, robótica, ambiental, rural, economia criativa e empreendedorismo, a feira agrega diversas ICT (Instituições de Ciência e Tecnologia), empresas privadas, iniciativas públicas, IES (Instituições de Ensino Superior) e escolas do ensino fundamental e médio com vistas a promover atrações a esses públicos. O IFPR está presente com uma mostra de protótipos, expondo seus trabalhos como participantes da 10ª edição da InnovaCities, Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovações e Negócios, que este ano soma 54 projetos inscritos. Os espaço IFPR apresenta 11 protótipos, de 6 Campi e da Agência de Inovação da Proeppi, sendo 3 projetos do Campus Assis Chateaubriand, desenvolvidos e apresentados pelos participantes do Grupo de Pesquisas ifinos. Além dos projetos inscritos, o Campus Assis Chateaubriand apresentou o Ninos, assistente virtual desenvolvido no curso de TADS, que interage com os participantes por meio do whatsapp. Quem quiser conversar com o Ninos, basta cadastrar o whatsapp (44)9 9177-1410, e lhe escrever uma mensagem de saudação, que ele inicia a conversa, e se encontra disponível para acesso.

Abaixo seguem os projetos do Campus Assis Chateaubriand participantes da mostra:

Processo de pasteurização automatizado e controlado por software supervisor: sistema integrado de controle e supervisão aplicado no aquecimento da pasteurização em pequena escala de produção, simplificado e de fácil manipulação, acompanhado totalmente a distância pela Internet.

Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais: sistema integrado de armazenamento e apresentação de dados concentrados em banco de dados hospedado na Internet, dados estes coletados de estações meteorológicas multifunção distribuídas, utilizadas em plantas de produção agropecuária.

Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial: solução de controle residencial integrada, com interface de controle e acompanhamento via Internet, empregando wifi para o envio e recebimento de dados dentro da casa, executando a função de ligar e desligar a iluminação e diversos tipos de equipamentos residenciais, imediatamente ou através de agendamento.

O Ninos também fez a divulgação do novo Centro de Inovação Tecnológica de Assis Chateaubriand (CitAC) e de seu concurso aberto para a criação de sua logomarca (http://www.ifinos.com/citac).

Outro importante evento dentro da TechNovação é a realização do Desafio CEEP de Robótica, onde o Campus Assis Chateaubriand se faz representar com suas equipes da categoria de Seguidor de Linha, sendo o Campus com maior quantidade de alunos inscritos.


2 comentários sobre “IFPR na 1ª TechNovação e 10ª Innova Cities em Cascavel.

  1. Excelente a participação do campus Assis Chateaubriand. Parabéns aos prof. Olavo, Renato, William e seus discentes. O alto nível das apresentações demonstram o grau de excelência no ensino deste campus. Concito-os a manterem o elevado nível de conhecimento e realizações. Abraço. Prof. Gutemberg – AGIF/IFPR.

    Curtir

    1. Parabéns ao professor Olavo e a equipe do Campus Assis no evento Tecnovação-Innovacities pela brilhante participação que demostra toda dedicação e competência dos docentes e discentes do Campus, evidenciando a educação pública de qualidade que é ofertada no IFPR! Abraço, Sarah – AGIF/IFPR

      Curtir

Deixe seu comentário!