Aconteceu em Cascavel, entre 17 e 20 de maio no Centro de Convenções e Eventos, a 1ª Feira de Inovação de Cascavel (Technovação) e 10ª Innova Cities.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) participou ativamente da feira, competindo no desafio de robótica, e apresentando seus trabalhos de pesquisa aplicada na 10ª Innova Cities – Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções, Inovações e Negócios, realizada a partir da parceria da ABIPIR (Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores) e da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Como já havia acontecido ano passado na 9ª Innova Cities, o stand do IFPR foi muito visitado e muitos de seus trabalhos foram premiados:
Na categoria “Automação e Robótica”, os três primeiros lugares ficaram com o IFPR. O primeiro lugar ficou com o projeto “Kit didático de robótica móvel” do professor Marcos Dinís Lavarda, da Agência de Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação, Pós Graduação e Inovação (Proeppi) de Curitiba.
Nessa mesma categoria, os outros trabalhos premiados são projetos do Grupo ifinos do Campus Assis Chateaubriand:
2º lugar: “Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial”, da estudante egressa do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Amanda Pereira Lemke, sob orientação dos professores Rafael Luis Bartz e Luis Henrique Manosso Von Mecheln.
3º lugar: “Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais”, dos estudantes do Curso de Tecnólogia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, João Rodrigo Prieto, Juliane da Silva Bernardino, Kassume Elisangela de Freitas Wakimoto e Luciano Raizi, sob orientação dos professores Rafael Luis Bartz e Olavo José Luiz Junior.
As outras premiações do IFPR, nas diversas categorias, foram:
1º lugar na categoria “Inovação Social/Saúde”: “Avaliação da atividade antioxidante de produtos naturais e sintéticos”, do Campus Cascavel.
1º lugar na categoria “Sustentabilidade e Proteção Ambiental”: “Produção de farinha de CMS (carne mecanicamente separada) de tilápia e aplicação em produtos alimentícios”, do Campus Foz do Iguaçu.
1º lugar na categoria especial “Aluno Empreendedor”: “Buscando Soluções Tecnológicas a Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso da Ventilação e da Iluminação Inteligente do Aviário”, trabalho conjunto dos Campus Capanema e Pinhais.
Mariângela Lückmann, representante da ABIPIR e Coordenadora da Feira, destacou a importância da participação do IFPR com seus projetos de Pesquisa Aplicada, convidando os estudantes dos diversos Campi a enviar propostas de projetos inovadores para as próximas ocorrências da Innova Cities.
Em meio a um cenário de tanto abuso, absursos políticos e descrédito da educação brasileira, como é bom ver que é possível existir uma educação pública de qualidade! Esses resultados são os que nos motivam a acreditar que é preciso continuar lutando pela educação pública brasileira! Parabéns ao nossos alunos, parabéns aos nossos docentes e parabéns ao IFPR tão lindamente representado nesse evento! Sarah – AGIF/IFPR
#orgulhodeserifpr
CurtirCurtir