Projeto BOV-INOS: relatórios de atividades de 2016 dos estudantes bolsistas

Relatórios referentes aos testes do Projeto BOV-INOS

Orientador: Professor Olavo José Luiz Junior.
Colaboradores (bolsistas e voluntários):
Kassume E. F. Wakimoto Luquini;
Gabriel Raimundo Santos;
João Vitor Borges;
Kaike Rodrigo Garcia Elias;
João Marcos de Assis;

Introdução:
Esses Relatórios tem como intuito fazer com que a comunidade acadêmica e pessoas que tem interesse no nosso trabalho saibam o que estamos fazendo e quais foram nossos resultados, perante a vários testes que fizemos obtivemos os seguintes resultados:

Relatórios:
O estudo começou com uma pesquisa abrangente sobre o equipamento, modelo, potência, valor entre outros. Quando chegamos na parte prática no dia 30 de junho, em que o painel solar e as baterias já estavam em mãos, iniciamos os testes com a medição da carga das baterias e posteriormente a descarga das mesmas. Ligamos uma lâmpada incandescente de potência 60W diretamente nos polos da bateria de 7A, com a finalidade de zerar a carga da bateria e posteriormente carrega lá com o uso do painel solar, logo após passamos a descarregar a bateria de 30A usando a mesma técnica usada na de 7A.
Passados várias semanas com muitos percalços, logo após as férias retomamos os testes no dia 04/08/2016 finalmente conseguimos ligar o painel porem uma constatação frustrante a bateria não poderia estar totalmente zerada isso ocasionou em mais um dia de espera, mas com a colaboração do Prof. Bartz passamos a entender que o controlador só poderia ser ligado com um pouco de carga, o Professor conseguiu um controlador de carga e passamos a carregar a bateria, para ligar o mesmo, obteve-se sucesso porém tivemos que esperar para testar o carregamento da bateria com o painel solar devido ao avançar da hora.

No dia 05/08 vamos carregar a bateria com o painel solar “entusiasmo”, fizemos as intervenções necessárias porém o controlador não iniciou a bateria sendo assim conseguiu ligar o controlador novamente, pedimos então a ajuda do prof. Bartz e realizamos o mesmo procedimento do dia anterior fomos para o carregamento da bateria com o painel solar más o controlador não indicava que o painel estava ligado e novamente o professor nos auxiliou com a tradução do manual do controlador. Então ficou entendido que para o funcionamento perfeito do controlador a bateria precisava estar com uma carga mínima de 7 V “frustração” em um comum acordo resolvemos deixar o teste para a próxima semana onde iniciaremos com uma carga de 10 minutos com o controlador e iremos para o teste prático com o painel solar. Após 10 minutos contatamos que a bateria já tinha alcançado 11,0 V.

No dia 11/08/2016 fizemos o teste e desta vez achamos todos os impedimentos para o sucesso do mesmo iniciamos então analisando o controlador do painel e até que enfim todas as luzes estavam devidamente ligadas. Fizemos a medição e o multímetro apontou que a bateria inicialmente estava com uma carga de 9,1V e após 1 hora de teste com a placa no sol a bateria estava com 12V.

Já no dia 12/08/2016 juntamente com um dos integrantes da equipe fizemos o teste de carga, o painel carregou porém não carregou totalmente a bateria, pois ela nem acendeu a luz de controle mas novamente o professor Bartz nos auxiliou que poderia estar dando interferência de cargas do painel e da bateria gerando assim um conflito de valores na medição.

No dia 25/08/2016 constatamos que novamente a bateria estava descarregada fizemos então uma ligação da bateria pequena que estava com carga, conseguimos então iniciamos o controlador a bateria ficou 1 hora e 10 minutos carregando e com êxito com a luz da bateria ficou verde, mostrando que ela estava com carga, o multímetro apontava 12V mas o controlador mostrava uma carga total de duas luzes no painel e assim constatou-se o bom funcionamento do painel.

Dia 01/09/2016 não colocamos o painel solar no teste prático mas sim nos concentramos em finalizar o suporte da placa solar, para começar os testes de longa duração e deixar o painel fixo no tempo e com isso finalizamos mais um dia.

Dia 15/09/2016 com o local já definido para a fixação do suporte e as devidas permissões para o acesso, sendo que o local é de acesso controlado por ser um local perigoso (no alto da caixa d’água no terraço do instituto) mas é o melhor local para a colocação do painel solar. Começamos a fixação do suporte e posteriormente o braço de metal, mas neste dia não colocamos o painel pois faltam alguns ajustes. A bateria necessita ser descarregada novamente para termos um parâmetro melhor do tempo de carregamento.

Dia 22/09/2016 neste dia analisamos e fizemos os últimos ajustes para a instalação do painel, na outra semana dia 27 próxima terça colocaremos a lâmpada para descarregar a bateria.

Dia 27/09/2016 O nosso orientador Professor Olavo nos auxiliou no descarregamento da bateria, fizemos a instalação da lâmpada na bateria e iremos ficar esperando o resultado para a próxima quinta.

Dia 29/09/2016 enfim hoje foi realizada a instalação do painel solar, com a bateria devidamente descarregada com uma carga de 4,06V, onde já sabemos que não consegue ligar o controlador, mas a bateria pequena de 7A está com carga suficiente para iniciar o mesmo. Fizemos um jumper da bateria pequena para a grande de 30A com isso o controlador iniciou sua funcionalidade normal e começou a carregar a bateria às 16:10h. Nosso primeiro teste com parâmetros de tempo maior amanhã neste mesmo horário será feita a medição da bateria para sabermos quanto conseguiu carregar.

Dia 30/09/2016 ansiosos por chegar às 16:10, então subimos no local onde o painel está instalado e fizemos a medição da carga da bateria, lembrando que hoje estamos com o tempo nublado desde às 10h da manhã porém foi satisfatório o resultado a bateria estava com uma carga de 12.66V, assim podemos perceber o quão potente é o painel.

Dia 06/10/2016 ficamos no laboratório acompanhando os testes do Arduino. Verificando se tomos estavam trabalhando corretamente e de acordo que nós precisamos para que sejam encaminhados os testes.


Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s