Segundo módulo da Formação Inicial em Meliponicultura – Prefeitura de Toledo

No dia 23 de novembro de 2022 o projeto Quintais de Mel esteve presente na Escola Municipal Miguel Dewes, distrito de Dez de Maio em Toledo. Na ocasião, reuniram-se os servidores do IFPR por meio do Projeto Quintais de Mel e a Prefeitura de Toledo por meio de equipes diretivas e professores das escolas rurais do município, a Coordenadora de Ciências e Educação Ambiental e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

O encontro foi motivado por se tratar do segundo de três módulos de uma capacitação oferecida pelo projeto de extensão Quintais de Mel, e visa a educação ambiental por meio da preservação, conservação e interação de crianças com abelhas sem ferrão. 

A formação iniciou às 13 horas com um diálogo sobre os conteúdos estudados no encontro anterior seguido de uma oficina de confecção de ninhos-isca feitos com garrafas pet. Estes ninhos-iscas foram fixados em locais escolhidos após análise conjunta com todos no grupo e são para possível instalação de novos enxames, caso as abelhas achem adequado fazer a reprodução de um novo enxame ali.

Após a oficina de ninhos-iscas, os servidores do município de Toledo tiveram a oportunidade de observar e registrar por meio de fichas, características das abelhas Apis, Mandaçaia, Uruçu Amarela, Guaxupé, Jataí e Vespa. Outros insetos também estavam disponíveis para observação em lupas.

Por fim, os servidores municipais receberam mudas e sementes de plantas melitófilas para aprimorarem os jardins de suas unidades e aprenderam como fazer a reprodução por estaca de algumas espécies. 

A escola que recebeu o grupo já tinha identificado um enxame de abelha Jataí na parede da biblioteca e após inspeção do local, foram identificados mais seis enxames de abelha Lambe Olhos.  A escola foi presenteada com uma caixa racional modelo INPA a qual poderá ser utilizada para transferir o enxame que venha a ser capturado na própria escola, conteúdo este parte do último módulo da formação previsto para ser realizado em 2023. 

O projeto Quintais de Mel expressa grande alegria em contribuir com a formação dos servidores, o que leva a educação ambiental também às crianças, objetivo primário do projeto.

Veja mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/w9WLkSKbNgrnq3BN6


Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s