CitAC

Criação do Centro de Inovação Tecnológica de Assis Chateaubriand (CitAC):
Pesquisadores do ifinos, participaram em 2017 do curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial do ConectaDEL. Criado em 2013, o Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil – ConectaDEL Brasil – resultou do processo de articulação da Fundação PTI, com apoio da Itaipu Binacional e demais atores locais, como uma estratégia de geração de capacidades dos atores locais para o fortalecimento da gestão municipal, com a implementação de cursos de formação, intercâmbio de experiências entre os atores participantes e o cofinanciamento de projetos pilotos voltados ao desenvolvimento territorial.
Ao final do curso, propuseram um projeto para a criação do CitAC, e, após avaliação e apresentação do projeto, o mesmo foi contemplado no edital de cofinanciamento do ConectaDEL. O desembolso se dará durante o ano de 2018, e vai permitir a aquisição de equipamentos e de materiais para o desenvolvimento de projetos, viabilizando a implantação do CitAC e o desenvolvimento de projetos da comunidade com potencial inovador.

Identificação do CitAC:
Por meio de um concurso, vencido pelo estudante Samuel Stephan Milczuk, foi criada a logomarca do CitAC. Nas palavras do seu criador, segue o conceito da marca criada:

“A logomarca busca representar a inovação e tecnologia. A engrenagem representa um símbolo genérico de tecnologia, já que este termo se aplica a várias ciências e áreas do conhecimento e a engrenagem é geralmente utilizada como símbolo de desenvolvimento, construção e alteração. Ao centro, temos a letra “I” que é semelhante à que está presente na identificação visual do Instituto Federal, referenciando que o CitAC está presente e faz parte dessa instituição. No último quadrado arredondado do “I” estão duas ramificações de circuitos, que representam um símbolo de tecnologia mais específico na área de informática e ciências computacionais.

Também existe uma simbologia no formato desses elementos, sendo que a engrenagem está no formato de “C”, temos o “I” ao centro e as ramificações do circuito juntamente com o corpo do “I” formam a letra “T”, estes formatos referenciam o início da sigla “CitAC”, os quais referenciam especificamente a inovação e a tecnologia, que são os principais componentes do CitAC e a inspiração principal para a logomarca. Por fim, temos no círculo vermelho que é o pingo do “I”, a representação de iluminação como de uma lâmpada, sendo esse um símbolo comum para a inovação.”

Motivação para o CitAC:
Atualmente, Assis Chateaubriand carece de locais que proporcionem que profissionais com habilitação técnica possam atuar em projetos de inovação que supram as necessidades de diversas áreas, como aplicações industriais, agropecuárias e agroindustriais. Neste contexto o Instituto Federal do Paraná (IFPR) exerce um importante papel no município, pois possui a missão de transformar a região através do ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais para atuar em diversos setores.
Analisando os projetos que estão surgindo com os estudantes e professores do IFPR, percebeu-se uma oportunidade de criar soluções para demandas locais através de um centro de inovação tecnológica, onde atores da comunidade acadêmica, empresas e da sociedade em geral possam desenvolver seus projetos e gerar inovações que contribuam para o desenvolvimento da região.

Localização do CitAC: