O câmpus Assis Chateaubriand do IFPR possui três Eixos Tecnológicos, o de Controle e Processos Industriais, o de Informação e Comunicação, e o de Recursos Naturais, ofertando diversos cursos dessas áreas, de nível médio e superiores. Docentes do câmpus que atuam nestes eixos verificam oportunidades de trabalho técnico e pedagógico conjuntos, haja vista a aderência dos três eixos, e a possibilidade de desenvolvimento mútuo dessas áreas e de seus cursos no âmbito do câmpus.
Nesse contexto, a Computação Física aparece como um elo, uma vez que interliga conceitos da Ciência da Computação, das Engenharias e dos Recursos Naturais, permitindo a criação, por parte dos alunos desses cursos, de projetos práticos que atenderão às necessidades pedagógicas das áreas, mas que também poderão agir em outras dimensões da atuação do IFPR, como a de desenvolvimento do espírito empreendedor do seu corpo discente, com apoio dos eixos e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) aos projetos com potencial sucesso de desenvolvimento.
A utilização de microcontroladores no ensino tem se tornado comum, e cada vez se tornam mais baratos e fáceis de serem utilizados, permitindo o desenvolvimento de protótipos de diversas utilidades. Muitos desses protótipos podem auxiliar projetos de pesquisa através da utilização de sensores para a captura de informações e atuadores para a execução de tarefas automatizadas.
É objetivo do grupo a crescente criação de protótipos no IFPR Assis Chateaubriand que evoluam para produtos reais, dentro das linhas de pesquisa do grupo ifinos.