Projetos

BARQ-INOS:
Primeiro projeto efetivo no âmbito do grupo ifinos, o BARQ-INOS foi criado pelo professor Olavo José Luiz Junior a partir de uma conversa com o professor de Geografia Renato Lada Guerreiro, que discorreu sobre a carência de elementos que facilitem a captura de dados limnológicos em cursos d’água, como rios, lagos e lagoas. Foi proposto então um projeto de um pequeno barco que pudesse capturar essas informações, como temperatura, PH, turbidez, e outras. O projeto avançou no quesito de aquisição de dados e agora se encontra inativo, à espera de estudante que possa implementar o mecanismo de navegação autônoma da embarcação. Como o barco poderá ser utilizado também para auxiliar a produção de pescado em cativeiro, está inserido tanto na Linha de Pesquisas Tecnologias para o Agronegócio como na de Veículos Inteligentes.

BOV-INOS:
O BOV-INOS foi criado por intermédio do projeto de mestrado do professor Olavo José Luiz Junior, em Computação Aplicada com área de concentração em Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom/UFMS). O objetivo era a criação de uma estação de captura para instalação em cochos de bovinos em pasto para monitorar seu comportamento alimentar. O projeto deu origem a uma parceria de pesquisas entre o IFPR, a Facom/UFMS e a Embrapa Gado de Corte de Campo Grande-MS. A posteriori, foi contemplada com recursos da Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, que financia o desenvolvimento. Atualmente o projeto conta com o trabalho de 3 docentes e 4 estudantes do IFPR Campus Assis Chateaubriand, 2 pesquisadores da Embrapa, 2 docentes e 1 estudante da Facom, sob coordenação no Campus dos professores Olavo José Luiz Junior e Leiliane Cristine de Souza. O projeto passa por constante evolução e inclusão de novas funcionalidades, e se encontra em desenvolvimento. Outros projetos que surjam na área de tecnologias para a bovinocultura serão agregados ao BOV-INOS. Está inserido na Linha de Pesquisas Tecnologias para o Agronegócio.

PIG-INOS:
O PIG-INOS surgiu por meio da ideia do estudante Luciano Raizi a partir da necessidade de uma granja da região produtora de suínos, onde toda a regulação de temperatura e umidade, fundamentais para o bem estar dos animais, era feita através de ação manual dos proprietários nas cortinas, mesmo de madrugada. Em conjunto com o estudante Marcelo Pastor, ambos usaram o tema para realizar seu trabalho de conclusão do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Desenvolveram então uma maquete propondo a solução automatizada do problema. A posteriori, foi contemplada com recursos da Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, que permitiu que o projeto evoluísse para uma plataforma real, que está sendo instalada em granja da região para os testes e aprimoramentos. Além disso, a segunda fase do projeto prevê o desenvolvimento de software para um maior nível de controle e monitoramento. Atualmente o projeto conta com o trabalho de 3 docentes e 3 estudantes do IFPR Campus Assis Chateaubriand, sob coordenação dos professores Wylliam Salviano Gongora e Olavo José Luiz Junior. Outros projetos que surjam na área de tecnologias para a suinocultura serão agregados ao PIG-INOS. Está inserido na Linha de Pesquisas Tecnologias para o Agronegócio.

CARR-INOS:
O CARR-INOS foi criado a partir da ideia do estudante Rodrigo Gallert, então no primeiro ano do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em participar do concurso Intel de Embarcados do ano de 2015. Tendo sua ideia aceita, desenvolveu um protótipo que automatiza e regula a emissão de luz por parte dos faróis. O mesmo foi sendo classificado nas diferentes fases do concurso, até sua apresentação, como evento satélite do V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering da Sociedade Brasileira de Computação. O trabalho foi enviado para a área temática de carros inteligentes, a qual concentrou um número considerável de trabalhos no evento. Os professores Darlan Roque Dapieve, de mecânica, e Olavo José Luiz Junior, da computação, orientadores do trabalho, viram então a pertinência de criar no grupo ifinos a Linha de Pesquisas em Veículos Inteligentes, que pode agregar projetos propostos com automóveis, drones, embarcações, e outros veículos.

ALEV-INOS:
O ALEV-INOS foi criado a partir da proposta de um Projeto Final do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Matheus Aleixo da Costa. Tratou-se de um protótipo para o monitoramento da qualidade da água em viveiros para produção de peixes, com o objetivo de auxiliar o produtor no manejo da criação, proporcionando economia e ganho de tempo. Foi desenvolvido e testado em um viveiro da região, e aguarda continuidade por parte de novos estudantes que possam ingressar no ifinos. Atualmente o ALEV-INOS desenvolve outro projeto para viveiros de produção, objeto do projeto de mestrado do professor Rafael Luis Bartz. Outros projetos que surjam na área de tecnologias para a piscicultura serão agregados ao ALEV-INOS. Está inserido na Linha de Pesquisas Tecnologias para o Agronegócio.

ASSIST-INOS:
Uma nova linha de pesquisa emergiu no Grupo de Pesquisas em Computação Física, Sistema Embarcados, Energias, Sustentabilidade, Mobilidade e Inovação – ifinos, a linha de Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Inclusão (ASSIST-INOS). Um dos projetos que pertencem a esta nova linha de pesquisa consiste na pesquisa e desenvolvimento de um projeto conceitual de uma órtese eletromecânica para o auxílio da reabilitação de pessoas com baixa mobilidade em membros superiores, principalmente a mão. Este trabalho é parte da disciplina Projeto Integrador do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, desenvolvido no Instituto Federal do Paraná, Campus Assis Chateaubriand, pelos estuantes Andrey, Fellipe, Júlia, Leonardo e Lorena da turma do quarto ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio e sob a orientação do Professor Darlan Roque Dapieve.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s