O Start Farm Food Tech Toledo, uma maratona de desenvolvimento e prototipação de soluções e tecnologias relacionadas à indústria alimentícia, foi realizado entre 05 de agosto e 02 de setembro, durante 5 sábados, em workshops que aconteceram em diferentes locais. A cada sábado, atividades que apresentaram aos participantes técnicas sobre como solucionar problemas de forma inovadora. Os participantes podiam assim aprimorar suas soluções propostas.
Promovido pela rede Iguassu Valley e Food Tech Toledo, os problemas foram propostos por empresas e instituições que vêm atualmente sofrendo com carências operacionais específicas.
No final do evento, realizado no espaço INOVACIT da Associação Comercial de Toledo, além da premiação em dinheiro, os três primeiros classificados foram contemplados com vagas no Programa Fusion Sebrae, que faz parte da trilha de aceleração da linha Startup PR, iniciativa do Sebrae/PR, capacitando startups do Estado. Isso dará a oportunidade de transformarem suas ideias em projetos validados e prontos para se tornarem negócios.
O 2º lugar coube ao projeto chamado de “Fala AI”, onde os participantes do [FISH-INOS] modelaram e projetaram uma solução de atendimento técnico facilitada para os produtores rurais.
A equipe foi formada pelos participantes do [FISH-INOS] Lucas Eduardo Benitez dos Santos e João Paulo Tavares Kempfer, estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio do Centro de Referência IFPR Biopark e pelos doutorandos do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) da Unioeste, Eva Barros Miranda e Olavo José Luiz Junior.

Por Lucas Eduardo Benitez dos Santos.